Páginas

Este você não viu - Episódio perdido do 'Castelo Rá-Tim-Bum'



Saudações do Filho Duma Pauta!!
Aposto que você não perdia as aventuras de Nino, um garoto de mais 300 anos, e toda a sua turma. Produzido há quase vinte anos, Castelo Rá-Tim-Bum tornou-se um dos melhores programas infantis produzidos e exibidos pela Rede Cultura. 
Mas mesmo com a transmissão contínua, o programa conta com episódios perdido. Ficou surpreso? Então não deixe de ler o post e assistir a essa raridade.

Castelo Rá-Tim-Bum começou a ser exibido em 1994 a partir de uma parceria da TV Cultura com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Criado por Flávio de Souza e Cao Hamburger e contando com uma brilhante equipe de roteiristas, o seriado tinha uma estrutura fixa: uma história envolvendo os personagens principais, recortada com quadros variados, ensinando sempre noções de artes, música, geografia, cidadania e muito mais, seguindo a abordagem pedagógica de outros programas da emissora, como "Rá-Tim-Bum" , o original de 1989. 

No programa, acompanhamos as aventuras de Nino, interpretado por Cássio Scapin, um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros, que mora com seus tios, os bruxos Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos) em um grande castelo. Mesmo tendo a companhia de seus tios, de animais e seres mágicos que habitam sua casa (como Mau e Gato Pintado, na foto ao lado), o menino sente falta de amigos mais normais, o que muda quando faz amizade com Pedro, Biba e Zequinha (respectivamente Luciano Amaral, Cinthya Rachel e FreddyAllan). Além das três crianças, novos personagens surgem na vida de Nino, como o entregador de pizza Bongô (Eduardo Silva), a repórter Penélope (Ângela Dip) e o extraterrestre Etevaldo (Wagner Bello; nota triste - o ator faleceu durante o período de gravações da série, devido a complicações causadas pelo vírus da AIDS).

Os bastidores da série, que colecionou prêmios ao redor do mundo e deu origem a diversos produtos, como livros, gibis, roupas, brinquedos, peça de teatro e uma adaptação cinematográfica ("Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme", de 2000, que não segue o programa fielmente, mudando atores, personagens e tramas), pode ser conferido no nesta reportagem exibida na época pelo programa "Vitrine", da mesma emissora. 



Vamos ao aguardado! No episódio, que tem o título "Hora de Dormir", conhecemos Daniel (Fernando Pimentel), um menino que não faz parte do elenco regular da série. Na verdade, ele é apenas mais umtelespectador! Pois é, temos um caso metalinguístico, com o programa existindo dentro de outro programa. Após assistir ao seriado, o garoto tem dificuldades para dormir. Enquanto isso, ao melhor estilo "Poltergeist", o feiticeiro Nino começa a falar com seu fã, diretamente do televisor. Essa é a deixa para a criança entrar diretamente no universo mágico ficcional.

Exibido apenas duas vezes na história do programa, este capítulo estreou como especial de Natal em 24/12/1994, sendo transmitido pela última vez no Dia das Crianças seguinte, em 12/10/1995. Depois disso, também foi disponibilizado em fita VHS, nacoleção do seriado. No elenco da obra, diversas participações especiais: Grace Gianoukas, Iara Jamra, Henrique Stroeter e Theo Werneck.

Único da série a contar com uma hora de duração, o episódio está engavetado desde então. Veja a seguir, na íntegra:


para continuar a ver, clique aqui: parte 2 - parte 3 - parte 4 - parte 5 - parte 6

Um comentário:

  1. .:Adorei! Meu sonho de infância era ir no Castelo e conhecer o nino!! hahaha!
    Obrigada por proporcionar essa alegria com esse episódio!!!!

    ResponderExcluir