Recentemente, a cidade deste blogueiro FDP!! foi destaque na mídia internacional devido ao excelente nível de desenvolvimento da Educação Pública. Em 2010, Cajuru teve cinco escolas municipais entre as dez melhores no Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), índice utilizado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino no país.
Também neste mês, a cidade recebeu a visita do Secretário de Educação do Estado do Pará, Cláudio Ribeiro, que buscava referências para um ensino de qualidade. No final do ano passado, o pequeno município de quase 24 mil habitantes recebeu prefeitos e secretários de cidades do Tocantins.
Leia a tradução do texto "Pearson's Brazilian Sistemas: Raising Achievement Through Collaboration" publicado no Grupo Pearson da Inglaterra. A versão original você encontra no link http://www.pearson.com/about-us/feature-stories/
Também neste mês, a cidade recebeu a visita do Secretário de Educação do Estado do Pará, Cláudio Ribeiro, que buscava referências para um ensino de qualidade. No final do ano passado, o pequeno município de quase 24 mil habitantes recebeu prefeitos e secretários de cidades do Tocantins.
Embora seja uma reportagem com intuito de divulgar disfarçadamente o grupo inglês Pearson, dono de importantes editoras e meios impressos, como o Financial Times e a The Economist, que pagou milhões pelo Sistema Educacional Brasil (SEB) e atualmente detém os direitos dos sistemas de ensino das marcas COC, Pueri Domus, Dom Bosco e Name, a leitura vale como reflexão da validade desta nova diretriz de ensino que vem sendo ampliada na Rede Pública do país.
Leia a tradução do texto "Pearson's Brazilian Sistemas: Raising Achievement Through Collaboration" publicado no Grupo Pearson da Inglaterra. A versão original você encontra no link http://www.pearson.com/about-us/feature-stories/
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Sistema Brasileiro Pearson de Ensino: ampliando as conquistas por meio de parceria
A cidade de Cajuru ocupa topo de índice nacional
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Cercado por fazendas de gado, cafezais e milharais, a pacata cidade de Cajuru (pop. 23.353), no sudeste do Brasil, parece bastante corriqueira, à primeira vista. Mas as aparências podem enganar. Chegando às portas da escola EMEB Aparecida Elias Draibe numa manhã de primavera a Secretária da Educação, Isabel Ruggeri abre um sorriso e prende o dedo indicador no ar e celebra: "Nós somos o número um".
A escola primária de abriga 240 alunos com idades de sete a 11 foi a escola de melhor desempenho em todo o Brasil no teste de IDEB, uma avaliação em nível nacional, dada a cada dois anos para alunos com idades de 07 a 14 anos, marcando 9,0 de um total de 10.
Além da pontuação máxima dessa escola, a cidade de Cajuru também superou municípios brasileiros com uma pontuação de 8,6, em comparação com uma média nacional de 4,6. Cerca de 2.000 estudantes do curso primário frequentam escola pública de Cajuru. A meta do governo brasileiro é melhorar a média nacional de IDEB (Índice de Desenvovimento da Educação Básica) para 6,0 em 2021 - um número que Cajuru, localizado cerca de 300 quilômetros ao norte de São Paulo, já supera. Mas não foi sempre assim.
Parceria com NAME aumenta pontuação
A ascensão Cajuru para o topo das tabelas classificativas é em parte devido à sua colaboração com NAME (Núcleo de Apoio um Municipalização do Ensino), um componente dos Sistemas, ou sistemas de aprendizagem escolar, os negócios no Brasil adquiridos por Pearson em 2010. Estes Sistemas brasileiros combinam esquema curricular e de apoio, formação de professores, conteúdo e tecnologia para ajudar as escolas e sistemas escolares em suas realizações. Além do nome, que serve 209.000 alunos em 134 municípios, as outras três partes do negócio de Pearson Sistemas servem 300.000 alunos em escolas particulares, sob os nomes de COC, Dom Bosco e Pueri Domus.
"Antes do NAME não tivemos nenhum método para ensinar os alunos", diz a Isabel Ruggeri. "Os alunos só vieram com um lápis e um caderno, e cada escola ensinou o programa nacional de forma diferente. Agora, NAME vem depois de cada bimestre, eles vêem como os professores, estão fazendo, como os alunos, eles trabalham com os professores, as escolas e também as suas famílias -. que torna o trabalho ainda melhor "
"É o apoio pedagógico e os métodos que são tão importantes. Tudo o que precisamos é resolvido através de NAME. Eles se preparam como se conectar melhor com os alunos” Acrescenta Rita de Cassia Fonseca, diretora da escola Elias Draibe, nos últimos sete anos.
95% das escolas acima da média nacional
O NAME começou a seu trabalho com escolas primárias de Cajuru em 2004, pouco antes das escolas da cidade marcarem 5,2 no teste IDEB de 2005. Em 2007, a cidade tinha melhorado para 7,0 e, em seguida, subiu para 8,6 em 2009. Os testes de 2011 foram realizadas em novembro, com resultados em maio de 2012.
Nacionalmente, as escolas do Brasil tiveram uma pontuação média de 3,8 em 2005, subindo para 4,2 em 2007 e 4,6 em 2009 - enquanto a média obtida para os 1.000. A pontuação IDEB é baseada em vários fatores, incluindo o desempenho do aluno, a freqüência e a proporção de alunos que estudam na série correta para sua faixa etária.
Nacionalmente, as escolas do Brasil tiveram uma pontuação média de 3,8 em 2005, subindo para 4,2 em 2007 e 4,6 em 2009 - enquanto a média obtida para os 1.000. A pontuação IDEB é baseada em vários fatores, incluindo o desempenho do aluno, a freqüência e a proporção de alunos que estudam na série correta para sua faixa etária.
"Centros de excelência no Brasil
"Estamos construindo centros de excelência no Brasil e a realização em Cajuru é um exemplo disso", diz Guy Gerlach, presidente da Pearson Brasil, em seu escritório em São Paulo. "Nós agora podemos disponibilizar no Brasil produtos de outros Pearson em todo o mundo, e é assim que pretendemos fazer uma diferença ainda maior aqui no Brasil."
Pearson vê seus novos Sistemas do Brasil como um modelo que pode ser exportado em outro lugar, começando com os outros países da América Latina.
"Temos uma verdadeira parceria com os municípios que atendemos", diz José Milton Carvalho Pereira, coordenado pedagógico para o negócio de Pearson. "Nós construímos um relacionamento, e ir para a escola e perguntar quais são os desafios para a escola e os professores e a comunidade, e encontrar maneiras de fazer melhorias."
Embora contrato NAME com Cajuru exige pelo menos quatro visitas por ano, o Sr. Milton estima que ele visitou escolas Cajuru mais de 30 vezes nos últimos quatro anos - e ele está muito bem recebido pela Sra.IsabelRuggeri e outros funcionários da escola..
NAME tem afinadas estas parcerias através da experiência. O NAME descobriu que o reforço escolar para alunos com necessidades especiais foram provando serem menos eficazes do que o esperado, em algumas áreas mais pobres do Brasil - em parte porque os estudantes tinham tarefas em casa, inclusive cuidar dos irmãos mais novos, para que seus pais pudessem trabalhar mais horas.Essas classe foram adaptadas às necessidades dos alunos no horários que eles fossem mais capazes de particip
As diferentes partes das empresas de Pearson Sistemas no Brasil trabalham juntos no desenvolvimento de conteúdo e metodologia, como mostrado por uma visita à redação do COC em Ribeirão Preto, uma hora de carro a oeste de Cajuru.
Passando pela "Sala de Autores", onde autores de conteúdo para os Sistemas encontrar com editores COC (muitos deles professores), os computadores com conteúdo interativo online, que está sendo desenvolvido para alunos de escolas primárias.
Cajuru, que significa "boca da mata" na língua nativa da região, professores acessam esses tipos de ensino on-line a partir do site NAME, conhecido como NETNAME, para atividades extras.
"O site é muito grande, e muito útil", diz a Sra.Isabel Ruggeri.
Além de diversão, como o foto on-line animais, há exercícios de matemática, material para os alunos que têm dificuldade para compreender as letras, e várias outras atividades de reparação, com o toque de um mouse - os avanços tecnológicos, faz a secretária Isabel Ruggeri refletir sobre as mudanças educacionais que ela viu em sua vida.
"Minha mãe era professora", diz ela. "Ela costumava visitar fazendas fora de Cajuru para ensinar as pessoas, e me lembro de andar com ela em um carro puxado à cavalo quando eu era uma menina muito nova."
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