Páginas

O fim de mais um impresso...

O mês de dezembro já pode ser considerado como marcante para a imprensa mundial. O France-Soir, um dos mais tradicionais jornais diários da França, deixou de circular em sua versão impressa e agora só poderá ser lido na internet, consolidando-se como o único diário francês unicamente online. Situação semelhante a do Jornal do Brasil, que em 31 de agosto de 2010 anunciou o fim de suas edições impressas. 

Fundado em 1944 pelos jornalistas Robert Salmon e Philippe Viannay, o France-Soir tem origem do Défense de la France, um jornal clandestino de resistência contra os nazistas. Em seus tempos áureos, chegou a vender mais de dois milhões de exemplares por dia quando estava sob o controle de Pierre Lazareff, que comprou o jornal de seus fundadores. 

67 anos após a primeira publicação impressa, devido à crise econômica de 2008, constantes greves de funcionários e perdas com publicidades, o jornal foi vendido e mais de 75 milhões de euros foram injetados na tentativa de recuperar a viabilidade da publicação.

Por mais que tentem comprovar o contrário, a impressa como a conhecemos caminha para novos horizontes com passos marcados pela resistência de uma geração.

A versão online do France-Soir pode ser acessada no link: http://www.francesoir.fr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário