Páginas

Uma Semana para ficar na história


Saudações do Filho Duma Pauta!!!

Transcrevo a matéria que fiz sobre a Semana de Jornalismo 2011. Foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer neste semestre, pois fui a fundo, investiguei e consegui dados que antes eram apenas relatos a respeito da história da Semana de Jornal da Unesp/Bauru. Matéria produzida para a Jornal Jr., Empresa Júnior de Jornalismo da Unesp.

Confiram:
_______________________________________________________

Uma Semana para ficar na história

Outubro de 1975: morria em uma prisão militar o jornalista Vladimir Herzog. Um ano depois, foi realizada em Bauru a I Semana da Comunicação como forma de homenagear aquele que foi o símbolo da luta pela democracia e liberdade no período militar. O evento, que mais tarde daria origem à Semana de Jornalismo como conhecemos atualmente, era organizado pelo curso de Comunicação Social da Faculdade de Artes e Comunicação, unidade da antiga Fundação Educacional de Bauru, uma entidade de direito público sem fins lucrativos.

Fábio Negrão Figueira Pinto, professor do curso de Jornalismo da Unesp de Bauru e aluno de Comunicação na época, explica que a Semana tinha essa denominação pelo fato de não existir um curso de Jornalismo, mas sim uma formação que possibilitava ao estudante escolher a área de atuação, a chamada habilitação polivalente. “A Semana não era realizada por uma Empresa Júnior ou por algum projeto, mas pelo Departamento de Técnicas de Comunicação e contava com uma programação bem abrangente na área de comunicação”, enfatiza com nostalgia o docente.


Ao todo, o Departamento realizou seis edições da Semana de Comunicação, até que, em 1981, o curso de Comunicação Social foi autorizado a converter-se em curso de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas.

A partir deste ano, como relata o professor Murilo César Soares, a Semana de Comunicação passou a ser chamada de Semana de Relações Públicas. “Sempre houve preocupação em realizar eventos que pudessem colocar os alunos do curso em contato com o exercício da profissão. Com o estabelecimento da Habilitação em RP, a organização da Semana passou ser atividade da disciplina de Planejamento em Relações Públicas, contando com a orientação e apoio de professores da própria unidade”, revela.

Em 1985, teve início a Habilitação em Jornalismo do curso de Comunicação Social, mas sem um evento representativo. No mesmo ano, as unidades da fundação Educacional de Bauru foram transformadas em Universidade de Bauru e, três anos mais tarde, o Governo de Estado, através de decreto de lei, incorporou a Universidade de Bauru à Unesp. Segundo o professor Murilo, a partir da encampação, surgiram as Semanas temáticas dos cursos.

A ideia de se fazer uma Semana do curso de Jornalismo retornou em 1995, de acordo com o professor Ângelo Sottovia Aranha. Sem saber ao certo quantas edições foram realizadas, o docente apenas conta que as atividades realizadas seguiam esquema de três dias de atividades divididos em palestras, mesas-temáticas e oficinas. “Sob a responsabilidade do Departamento, a Semana sempre propôs trazer convidados do meio jornalístico que pudessem passar aos estudantes os caminhos da profissão, sempre grandes nomes, talvez pela facilidade de conseguir agenda na época”, argumenta. O professor Sottovia ainda revela que, com a reforma curricular ocorrida em 1998, entrou em vigor a Disciplina de Seminários Avançados em Jornalismo. Com isso, a verba que antes era disponibilizada para a realização de uma Semana passou a ser utilizada na disciplina.


Entra em cena a Jornal Júnior

Desde a reforma curricular do curso de Jornalismo, os alunos aguardavam pelo regresso da Semana temática. Muito tempo se passou e, sem registro, contando apenas com a memória dos docentes e ex-alunos, o evento acabou se tornando um mito entre os estudantes.

O desejo de realizar o evento retornou com a criação da Empresa Júnior de Jornalismo, a Jornal Júnior, em 2009. O atual tutor da empresa, José Carlos Marques, conta que foi por meio da iniciativa da Gestão 2009/2010 que a ideia de regresso da Semana foi ganhando estrutura. “Sempre ouvíamos falar de uma Semana de Jornalismo da Unesp, mas nada era comprovado. A iniciativa dos Diretores da Empresa foi fundamental para o regresso da Semana”, explica.

Contando com o auxílio de trainees, a Diretoria da Jornal Jr. realizou a Semana de Jornalismo 2010 com o tema “A prática do Jornalismo: Desafios da profissão”. “Ao fim, decidimos nomear como Semana de Jornalismo, sem falar se era a primeira, quinta ou décima”, comenta Cristiano Pátaro Pavini, Diretor de Planejamento da Empresa em 2010.

As atividades da Semana foram distribuídas em três dias de programação, divididos em palestras, oficinas e mesas-redondas. Entre os convidados, estavam os jornalistas Luiz Malavolta, Edson Sardinha, Marina Atoji, Matthew Shirts e Maurício Stycer. Os participantes puderam escolher entre as oficinas de Fotojornalismo, Webjornalismo, Planejamento Gráfico e Telejornalismo.

Mantendo a energia, a Gestão 2010/2011 da Empresa realiza a Semana de Jornalismo 2011 entre os dias 18 e 20 de outubro. Até o Estatuto da Empresa foi alterado para que a mesma equipe coordenasse a organização do começo ao fim. Segundo a Diretora de Qualidade, Samantha Sasha de Andrade, a edição deste ano possui o diferencial de ter contado com auxílio dos alunos para a escolha da programação. “Foi realizada uma pesquisa entre os alunos do curso e, a partir da análise das idéias, foi se definindo a programação de 2011”, relata.

Entre os convidados dessa edição estão os jornalistas Rafael Chinaglia, Pablo Miyazawa, Duda Rangel, Sérgio Vilas Boas, Thiago Jock e Marcelo Torres, além das tradicionais oficinas. As expectativas, tanto por parte dos estudantes quanto da Diretoria, são grandes para essa tradição recém iniciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário