
• Título Orignal: Ace in the Hole
• Direção: Billy Wilder
• Roteiro: Billy Wilder, Walter Newman, Lesser Samuels
• Gênero: Drama
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 111 minutos
• Tipo: Longa-metragem
Charles Tatum (Kirk Douglas), é um repórter que aceita um emprego num pequeno jornal do Novo México. O trabalho é bastante monótono, até que ele encontra um homem preso numa mina. Ele vislumbra a possibilidade de, ao prolongar a permanência do mineiro dentro dos escombros, a chance de se tornar famoso.
408MB / RMVB / IMDb
O filme “A Montanha dos Sete Abutres” é uma espécie de retrato de como o meio jornalístico transforma as “simples” notícias em espetáculos da vida real. O filme mostra muito bem a atuação da chamada “imprensa marrom”, que se utiliza do jornalismo sensacionalista e executado por jornalistas de caráter inescrupuloso; muitas vezes sem ética; e que se utilizam de chantagem e corrupção com objetivo principal de sair do anonimato e fazer sua imagem. E isso ocorre com uma determinada freqüência. Para muitos jornalistas a carreira possibilitará uma ascensão social e obtenção de prestígio, o que significará ter seu nome impresso na primeira página do jornal e ser reconhecido pelos colegas e pela sociedade.

Podemos fazer uma comparação com o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, e encontrar muitas semelhanças, principalmente no que diz respeito a à falta de caráter e escrupolos, manipulação e especulação da mídia, usando pessoas sob o disfarce de um grande prêmio, pago totalmente pela população consumista que se deixa levar por ilusões e por sentimentos lançados sem direção. É claro que no caso do filme, o premiado seria apenas o jornalista e, no máximo, a mulher da vítima e o xerife local. No caso do BBB, os finalistas, os promotores e a mídia, principalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário